Os processos naturais de envelhecimento, a genética, o impacto de fatores negativos externos contribuem para uma mudança na textura e aparência da pele facial. Cosméticos e procedimentos voltados ao rejuvenescimento ajudam a restaurar sua saúde, elasticidade e suavidade. A seguir, contaremos com detalhes sobre o que é mais popular na prática dermatológica.
Dependendo dos objetivos e do grau de exposição, distinguem-se os procedimentos anti-envelhecimento superficiais e minimamente invasivos. Eles visam resolver uma série de problemas dermatológicos:
- reabastecer e ativar a produção de novo colágeno;
- prevenir o fotoenvelhecimento da pele;
- nivelar o relevo do rosto;
- combate as rugas e a hiperpigmentação;
- apertar e hidratar a pele;
- remova uma sombra irregular e opaca.
Produtos cosméticos para rejuvenescimento facial
A maneira mais fácil de lidar com os primeiros sinais de envelhecimento facial são os cuidados domiciliares certos: cremes, soros, máscaras. A eficácia de um agente antienvelhecimento dependerá dos ingredientes ativos e de sua concentração, bem como do tipo e condição do epitélio.
O que procurar na composição:
- retinóides(compostos orgânicos de vitamina A) reduzem as rugas e vincos finos;
- hidroxiácidos: Alfa-hidroxiácidos (AHA), beta-hidroxiácidos (BHA) e poli-hidroxiácidos esfoliam suavemente a camada epitelial externa e estimulam a formação de novas células;
- ácido hialurônico: ajuda a reter a umidade da pele;
- niacinamida: antioxidante, previne o aparecimento de rugas, aumenta a elasticidade e retém a umidade na pele;
- peptídeos: estimular a produção de novo colágeno e suavizar a textura dérmica;
- Extrato de semente de uvatem propriedades antiinflamatórias e antioxidantes, promove a produção de colágeno;
- coenzima Q10(CoQ10) protege a pele dos danos superficiais;
- extratos de chá verde e pretotêm propriedades antiinflamatórias e contêm antioxidantes;
- vitamina C(ácido ascórbico): antioxidante, protege o rosto dos efeitos negativos da luz solar e dos radicais livres, previne o aparecimento de rugas e estimula a produção de colágeno;
- vitamina E(alfa-tocoferol) ajuda a restaurar e suavizar o epitélio.
Procedimentos dermatológicos de rejuvenescimento facial
Quando o processo de envelhecimento se torna evidente, métodos não invasivos de recapeamento podem melhorar a condição da pele.
Peeling químico.Durante o procedimento de rejuvenescimento facial, uma solução ácida é usada para eliminar os danos superficiais ao epitélio: cicatrizes e rugas finas. O resultado dura vários anos e depende da força do ácido e da profundidade do peeling.
Efeitos colaterais: ardor, inchaço e vermelhidão, que podem durar de vários dias a várias semanas (dependendo da força da casca). Os peelings químicos médios a profundos apresentam o risco de infecções bacterianas.
Resurfacing a laser.Para o rejuvenescimento da pele facial a laser, é utilizado um laser, que remove a camada superficial do epitélio ou o aquece, estimulando assim a formação de novo colágeno.
Os tratamentos ablativos a laser removem a camada superficial da pele, mas requerem um período de recuperação de 7 a 14 dias. Os procedimentos não ablativos agem na derme com calor, sem danificá-la e não requerem reabilitação.
Os resultados do rejuvenescimento persistem por muitos anos, mas exigem um acompanhamento adequado: proteção solar, uso de cosméticos anti-idade.
Efeitos colaterais: ardor, coceira, descamação, inchaço e vermelhidão. À medida que o epitélio cicatriza, ele pode gotejar ou formar bolhas. Durante vários meses, a pele fica muito sensível e apresenta uma tonalidade avermelhada.
Procedimentos de rejuvenescimento facial minimamente invasivos
Para aqueles que não estão prontos para um longo período de reabilitação, você pode praticar técnicas de rejuvenescimento minimamente invasivas.
Microneedling. . . Durante o procedimento, os coquetéis meso são inseridos sob a pele usando um dermaroller especial. Agulhas minúsculas perfuram o epitélio e injetam a mistura de nutrientes, estimulando a produção de colágeno e elastina. O procedimento tem um efeito cumulativo que é alcançado ao longo de vários meses.
Efeitos colaterais: descamação, hematomas, sangramento, risco de infecção bacteriana.
Terapia botulínica. . . As injeções de toxina botulínica tipo A são talvez o método minimamente invasivo mais popular de rejuvenescimento. O ingrediente ativo na injeção bloqueia os sinais nervosos dos músculos faciais nos locais onde aparecem as rugas. Isso leva ao seu relaxamento e suavização das rugas. Os resultados da injeção aparecem dentro de uma semana e duram de três a quatro meses. As rugas voltam quando a toxina passa.
Efeitos colaterais: dor de cabeça, sintomas de gripe, inchaço, hematomas ou dor no local da injeção, fraqueza muscular, pálpebras caídas.
Enchimentos. . . Os preenchimentos são injetados sob a pele para restaurar os contornos naturais do rosto. Como carga, são utilizados ácido hialurônico, ácido poli-L-láctico ou preparações complexas, que atuam de forma mais eficaz.
O tipo de preparo, sua quantidade e via de administração dependem da área onde o enchimento será entregue. As injeções corretivas são freqüentemente usadas para aumentar o volume dos lábios e bochechas, remover rugas profundas, círculos sob os olhos e linhas verticais do rosto. Os resultados do rejuvenescimento aparecem imediatamente e duram de vários meses a vários anos, dependendo do preenchimento usado e das características individuais da pele humana.
Efeitos colaterais:dor, inchaço, vermelhidão, erupção na pele, hematomas e coceira.